Wednesday, April 7, 2010

Dificil Arte de Ser Mae/Pai...


Tem um assunto que vira e mexe povoa meus pensamentos: maternidade! E claro que quero e penso em ser mae um dia, mas ao mesmo tempo que essa ideia me fascina, me assusta. Por que?

Tao simples porque ser mae/pai nao e apenas colocar um outro ser vivo no mundo, e tornar-se responsavel por ele, ama-lo independente de como ele seja, educa-lo, alimentar nao so o seu corpo mas cuidar tambem para que seu espirito, sua mente e coracao sejam tao saudaveis quanto o seu corpo, prover nao so o bem material mas nunca descuidar do emocional, e principalmente cuidar para que esse ser torne nao somente mais um individuo mas sim um Ser Humano.

Isso assusta e e super exige muito!!! E por mais preparados que pensemos estar nunca e a mesma coisa.

Ser mae/pai e um trabalho que voce se candidata muitas das vezes voluntariamente, no escuro, sem saber o que pode e o que vai de fato acontecer. E um trabalho nao remunerado materialmente, pelo contrario, pagamos para trabalhar. Nao se tem direito a ferias nem feriados.

Contudo deve ser mais do que maravilhoso, gerar uma outra vida dentro de si, ser responsavel por ele, acompanhar o crescimento e desenvolvimento de um ser que e parte de voce, nao so geneticamente, mas que tambem tem um pouco da sua personalidade, das suas qualidades e ate mesmo dos seus defeitos.

Todavia a parte mais dificil e mais importante e o que concerne em educar, pois educacao nao e somente aquela que se obtem na escola; creio eu que a mais importante e a que se obtem fora dela, onde temos que passar os nossos valores, crencas e conviccoes; onde temos que aprender a dizer nao, por mais dificil que seja e mais tentador que seja dizer sim; onde devemos aprender a impor limites e saber ate onde esses limites devem ir...sao tantas coisas.

Mesmo sendo cedo para me preocupar com tudo isso, me preocupo, pois desejo que meus filhos sejam melhores do que eu; consigam ir mais longe; sejam mais felizes; amem e sejam amados; que nao sofram tanto por mais que a dor e o sofrimento muitas vezes seja necessario para o nosso crescimento; que chorem, mas que essas lagrimas em sua grande maioria sejam de alegrias; que sejam mais benevolentes; que ajudem `aqueles que precisam, sem que sua ajuda seja requerida; que sonhem muito e que muitos dos seus sonhos possam tornar-se realidade; que sejam corajosos; que nao desistam no meio da batalha; que assim como eu reconhecam aqueles que nos ajudam, que nos amam e que nos querem bem...

Nao quero uma utopia, nem acho que tudo serao flores, so quero para os meus filhos o mesmo que sei que meus pais quiseram para mim, pode ate ser de uma forma diferente, mas a ideia e sempre a mesma. Desejamos sempre mais! E principalmente que eles sejam FELIZES!!!

bjusss

No comments: